Nossa História e Diretoria
Em 1982, com a insatisfação da representação do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro do Município do Rio de Janeiro, foi formada uma chapa com membros da categoria, concorrendo à eleição neste Sindicato, dando-se o nome de Conluta, não tendo êxito na eleição, parte da chapa 01, da atual administração, o movimento se fortaleceu e logo mais tarde, em 22/08/1988 com a nova Constituição, fundou-se a Associação dos Garçons, Barmen e Maitres do Estado do Rio de Janeiro, composta pelos mesmos membros que haviam concorrido à eleição em 1982.

À partir daí o movimento foi crescendo e no dia 22/11/1988, foi fundado o SIGABAM - Sindicato dos Garçons, Barmen e Maitres do Estado do Rio de Janeiro, que com o seu pedido de registro, foi impugnado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro do Município do Rio de Janeiro, e perseguido judicialmente através de processo.

Em 1992 nossa sede, sala simples que funcionava no Bairro de Fátima, nossas portas foram fechadas por decisão judicial, mesmo assim não faltou entusiasmo e esperança nos membros que formaram este movimento.
Foi um processo que rolou até 1996, quando enfim conseguimos o Registro Sindical.

À partir daí mesmo com a Carta Sindical não conseguimos fechar Acordo Coletivo com o patronal e só em 1999, conseguimos fechar o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com o patronal, à partir daí passamos a representar de direito a categoria de Garçons, Barmen e Maitres do Estado do Rio de Janeiro, que até hoje tem à frente membros que começaram o movimento.

Foi a primeira vitória, nossa próxima meta é brigar dia a dia pela melhoria das condições do trabalhador e a desigualdade social.
O problema que mais nos preocupa é a questão da Gorjeta, que até hoje não conseguimos legalizar sua distribuição integralmente para os profissionais que trabalham diretamente com cliente, ou seja: Garçom, Maitre, Barmen e Cumin, entendendo que o cliente quando doa a gorjeta a intenção dele é que esta gorjeta vá diretamente para quem o atendeu.
Foi criada a Lei da gorjeta que nos dava este direito, mas logo foi julgada inconstitucional.
Continuamos na esperança de um dia breve consigamos resolver mais este problema de nossa categoria.

Com o direito à representação da categoria, o Sindicato com esta atual administração conseguiu:

- Comprar sua sede social, com 05 salas;

- Construiu a Colônia de Férias para a categoria, em Mauá - Magé;

- Montou um consultório odontológico, que funciona de segunda à sexta feira atendendo aos associados e seus dependentes;

- Fez convênio com plano de saúde, onde dará assistência aos titulares e dependentes;

- Montou uma sala de cursos de requalificação para a categoria;

- Fez convênios com cursos de inglês, para seus associados;

E muito mais vem firmemente lutando pelos direitos dos trabalhadores, denunciando as irregularidades nos Hotéis e Restaurantes, na DRT, e solicitando mesas redondas para resolver os conflitos trabalhistas.


FOTO DA NOSSA ATUAL DIRETORIA
DIRETORIA
Correios
Alerj
Receita Federal
Telelistas
Senac Rio
Tribunal de Justiça
Transparencia Brasil